Metri

Fraldas e Lenços Umedecidos

Indicação

O ácido nicotínico está indicado em conjunto com o tratamento não medicamentoso visando: Redução do colesterol total (CT), LDL colesterol, triglicerídeos (TG) e elevação de HDL colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária e na dislipidemia mista. Redução dos níveis séricos de TG e elevação da HDL colesterol. Redução do risco de recorrência de infarto do miocárdio (IM) em pacientes com IM e hipercolesterolemia. Redução do CT, de LDL colesterol, dos TG e elevação da HDL colesterol na hipercolesterolemia primária e na dislipidemia mista, isoladamente ou em combinação com estatinas. Redução adicional do CT, LDL colesterol, dos TG e elevação da HDL colesterol em pacientes com história de doença arterial coronária e hipercolesterolemia, em conjunto com estatinas. Redução da progressão ou promoção da regressão da doença aterosclerótica em pacientes com história de doença arterial coronária e hipercolesterolemia, em conjunto com estatinas ou sequestradores de ácidos biliares. Redução do CT e de LDL colesterol na hipercolesterolemia primária, em combinação com estatina ou sequestradores de ácidos biliares quando a resposta ao tratamento dietético ou à dieta associada à monoterapia tiver sido inadequada. Redução do risco de pancreatite em pacientes com níveis muito elevados de TG. Esses pacientes, como regra, apresentam níveis de TG superiores a 2.000 e elevação de quilomícrons no plasma em jejum. Em pacientes com níveis de TG entre 1.000 mg/dL e 2.000 mg/dL com antecedente de pancreatite ou dor abdominal recorrente típica de pancreatite.

Uso adulto – Uso oral

Farmacocinética

Metri é um agente redutor do colesterol e de triglicerídios sanguíneos.

Posologia

O tratamento com Metri deve ser sempre iniciado com dosagens mais baixas.

A dosagem será aumentada conforme esquema de tratamento determinado pelo médico, baseado na resposta clínica e na necessidade de cada paciente.

O aumento de doses será feito respeitando-se o limite de 500 mg a cada quatro semanas até o máximo de 2.000 mg por dia.

A dose de manutenção recomendada é de 500 mg por dia a 2.000 mg por dia, de acordo com a resposta clínica e a capacidade de tolerância de cada paciente.

Não são recomendadas doses superiores a 2.000 mg.

Metri deve ser tomado preferencialmente ao deitar, após a ingestão de algum alimento leve, não gorduroso e não condimentado. A utilização com o estômago vazio aumenta o risco de efeitos colaterais.

O comprimido de Metri não deve ser dividido, esmagado ou mastigado, mas engolido inteiro.

Efeitos Colaterais

Informe ao seu médico se houver o aparecimento de efeitos colaterais, como pele avermelhada, sensação de calor e coceira, que podem ser acompanhadas de tontura, aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia), palpitações, sudorese (transpiração excessiva), calafrios, inchaços (edema), náusea, vômito, perda de apetite, dor na parte superior do abdome (estômago), sangramento anormal, manchas roxas (hematomas), fraqueza, olhos ou pele amarelados, urina escura.

Contraindicações

Metri é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao ácido nicotínico ou a qualquer componente da fórmula.

Em caso de doença grave no fígado, sangramento arterial e úlcera péptica ativa.

Este medicamento é contraindicado para a faixa etária inferior a 16 anos.

Advertências e Precauções

Avise o seu médico se você for portador de diabetes, angina (dor no peito), gota, doenças renais, problemas na tireoide, pressão arterial baixa, história ou presença de úlceras, doença no fígado ou se apresentar olhos e pele amarelos.

Este medicamento pode causar tonturas. Evite dirigir, operar máquinas ou qualquer tipo de tarefa perigosa ou que exija atenção caso você não esteja se sentindo alerta.

Tome cuidado ao se levantar da cama durante a noite devido à possibilidade de queda repentina da pressão. Avise ao seu médico se você tiver tonturas fortes ou desmaios.

Sempre avise ao médico ou dentista que você faz uso deste medicamento.

Você poderá sentir calor, vermelhidão, coceira ou formigamento no rosto, pescoço, braços ou peito enquanto estiver usando Metri. Esses sinais são chamados de flushing e normalmente melhoram no decorrer do tratamento com Metri. Para ajudar a prevenir o aparecimento de flushing, evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou bebidas quentes ao mesmo tempo em que estiver usando Metri. Consulte seu médico sobre a possibilidade de você utilizar ácido acetilsalicílico ou algum anti-inflamatório 30 minutos antes de Metri.

Se você parar de usar Metri por vários dias, converse com o seu médico antes de voltar ao tratamento, pois você necessitará recomeçar tomando doses menores.

Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada. Não há estudos dos efeitos se administrado pelas vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser feita apenas por via oral.

Metri na gravidez e lactação: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A eficácia e segurança da terapia com ácido nicotínico em pacientes pediátricos com idade igual ou inferior a 16 anos) não foram estabelecidas. Não foram realizados estudos clínicos com o ácido nicotínico em pacientes com idade inferior a 21 anos.

Metri poderá ser usado em pacientes acima de 65 anos de idade desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e efeitos colaterais do medicamento.

Pacientes com insuficiência renal ou hepática: o uso do ácido nicotínico em pacientes com insuficiência renal ou hepática não foi estudado. O ácido nicotínico é contraindicado nos pacientes com disfunção hepática significativa ou inexplicada. O ácido nicotínico deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal.

Interações Medicamentosas

Não tome bebidas alcoólicas durante o tratamento com Metri.

Para reduzir o desconforto gastrintestinal, evite tomar Metri juntamente com alimentos gordurosos ou condimentados ou bebidas quentes.

Informe ao seu médico se estiver utilizando suplemento vitamínico ou nutricional que contenha ácido nicotínico ou outras substâncias como nicotinamida.

Informe ao seu médico se você fizer uso de outros medicamentos para reduzir o colesterol ou para problemas no coração, controle da pressão arterial ou anticoagulantes, como varfarina.

Informe o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

O ácido nicotínico presente em Metri pode alterar o resultado de alguns exames laboratoriais, converse com o seu médico a respeito antes de realizar seus exames.

Superdosagem

Caso alguém acidentalmente ingira uma grande quantidade do medicamento, o paciente deve ser levado imediatamente ao hospital mais próximo, de preferência com a bula de Metri, e seu médico deverá ser avisado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal.

Não tome duas doses ao mesmo tempo.

Composição

Metri 250

Cada comprimido revestido de liberação programada de Metri 250 contém:

ácido nicotínico…………………………………………………………………250,0 mg

excipientes q.s.p……………………………………………………………1 comprimido revestido
(hipromelose, lactose, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ácido poli 2- (dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilatocometilmetacrílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido férrico vermelho e talco).

Metri 500

Cada comprimido revestido de liberação programada de Metri 500 contém:

ácido nicotínico………………………………………………………………….500,0 mg

excipientes q.s.p…………………………………………………………….1 comprimido revestido
(hipromelose, lactose, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ácido poli 2-(dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilatocometilmetacrílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido férrico vermelho e talco).

Metri 750

Cada comprimido revestido de liberação programada de Metri 750 contém:

ácido nicotínico…………………………………………………………………..750,0 mg

excipientes q.s.p……………………………………………………………..1 comprimido revestido
(hipromelose, lactose, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ácido poli 2-(dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilatocometilmetacrílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido férrico vermelho e talco).

Metri 1000

Cada comprimido revestido de liberação programada de Metri 1000 contém:

ácido nicotínico…………………………………………………………………….1.000,0 mg

excipientes q.s.p……………………………………………………………….1 comprimido revestido
(hipromelose, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ácido poli 2-(dimetilamino)etilmetacrilatocobutilmetacrilatocometilmetacrílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido férrico vermelho e talco).

Apresentação: Comprimidos revestidos de liberação programada com 250 mg, 500 mg, 750 mg ou 1.000 mg de ácido nicotínico. Embalagens com 30 comprimidos revestidos de liberação programada.

Armazenamento

Metri deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e umidade.

Aspecto físico:

  • Metri 250 mg: comprimidos revestidos circulares, rosa-claro, sem gravação e sem sulco.
  • Metri 500 mg, 750 mg ou 1.000 mg: comprimidos revestidos oblongos, rosa-claro, sem gravação e sem sulco.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Dizeres Legais

MS nº 1.0033.0119
Farmacêutica responsável: Cintia Delphino de Andrade – CRF-SP nº: 25.125