Dalacin V

Fraldas e Lenços Umedecidos

Indicação

Dalacin V, creme vaginal é indicado no tratamento da vaginose bacteriana (anteriormente conhecida como vaginite por Haemophylus, vaginite por Gardnerella, vaginite não-específica, vaginite por Corynebacterium, ou vaginose anaeróbia).

Contraindicações

Dalacin V (fosfato de clindamicina) creme vaginal é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade à clindamicina, à lincomicina ou a qualquer componente da
fórmula.

É também contraindicado a pacientes com história de enterites regionais, colites ulcerativas ou em história de colite associada a antibióticos.

Posologia

A dose recomendada é de um aplicador cheio de Dalacin V (fosfato de clindamicina) creme vaginal (5 gramas, correspondendo a cerca de 100 mg de fosfato de clindamicina) por via intravaginal, por três a sete dias consecutivos, de preferência ao deitar.

Efeitos Colaterais

Dalacin V (fosfato de clindamicina) creme vaginal foi bem tolerado nos estudos clínicos realizados, tanto em mulheres não-grávidas quanto em mulheres no segundo trimestre de gravidez.

As seguintes reações adversas foram relatadas, por menos de 10% das pacientes:
Sistema urogenital Monilíase vaginal, doença vulvovaginal, vulvovaginite, vaginite por Trichomonas, infecção vaginal/vaginite, distúrbio menstrual, dor vaginal, metrorragia, disúria, corrimento vaginal, infecção do trato urinário, trabalho de parto anormal, endometriose, glicosúria e proteinúria.

  • Geral

Monilíase (corpo), infecção fúngica, dor abdominal generalizada, dor abdominal localizada, infecção bacteriana, cólica abdominal, cefaléia, dor pélvica, halitose, edema inflamatório, infecção do trato respiratório superior, dor generalizada, dor nas costas, distensão abdominal, teste microbiológico alterado e reações alérgicas.

  • Sistema gastrintestinal

Diarréia, náuseas, vômitos, constipação, dispepsia, flatulência e disfunção gastrintestinal.

  • Sistema dermatológico

Prurido (não localizado no local da aplicação), rash, rash maculopapular, eritema, prurido (não localizado no local da aplicação), monilíase (pele) e urticária.

  • Sistema nervoso central: vertigem e tontura.
  • Sistema endócrino: hipertireoidismo.
  • Sistema respiratório: epistaxe.
  • Órgãos dos sentidos especiais: alteração do paladar.

Advertências e Precauções

O uso de Dalacin V (fosfato de clindamicina) creme vaginal pode levar ao superdesenvolvimento de microrganismos não-susceptíveis na vagina, principalmente leveduras.

Da mesma forma que praticamente todos os outros antibióticos, a clindamicina administrada por via oral ou parenteral tem sido associada ao aparecimento de diarréia e, em alguns casos, de colite associada à antibioticoterapia.

Após o uso de Dalacin V creme vaginal, a absorção da clindamicina é mínima; apesar disso, se ocorrer diarréia significativa ou prolongada, a medicação deve ser descontinuada e deve-se proceder ao diagnóstico e tratamento adequados, se necessário.

Interações Medicamentosas

A paciente deve ser orientada a não utilizar outros produtos por via intravaginal (inclusive absorventes internos ou duchas vaginais) e a não manter relações sexuais vaginais durante o período de tratamento com este produto.

A clindamicina, quando administrada concomitantemente com agentes bloqueadores neuromusculares, pode potencializar a ação desses agentes.

Apresentação

Dalacin V creme vaginal em embalagem contendo uma bisnaga com 20 g + 3 aplicadores.

Laboratório

Pfizer Ltda.

SAC: 0800-16-7575

Dizeres Legais

MS- 1.0216.0173
Farmacêutico Responsável: José Francisco Bomfim – CRF-SP nº 7009